• serra verde

Agora é a vez da Praia do Sol

Aos poucos a população de Minaçu está voltando a contemplar as belezas da Praia do Sol. Com uma estrutura mais voltada ao conforto, a movimentação na Praia tem aumentado, especialmente, na temporada de férias e fins de semana.



Agora é a vez da Praia do Sol


Depois da queda de arrecadação impulsionada pela suspensão das atividades da Sama, o prefeito de Minaçu, Zilmar Filho, tem iniciado um projeto ousado de fortalecimento do turismo, algo inédito desde a época do prefeito Joaquim Pires, há mais de 15 anos.


E porque Zilmar está sendo cirúrgico ao investir no turismo? Muita gente pode discordar da postura de Zilmar, enquanto sua intenção de emplacar a OS, mas, por outro lado, é leviano não considerar que áreas essenciais estão funcionando bem, como o turismo, setor que o prefeito tem dado um show.




Vamos analisar os últimos 5 meses:


Economia

Zilmar tem realizado eventos e atrações na Praia com recursos ínfimos, a exemplo da temporada de férias. O Portal NG buscou os dados referentes aos gastos da Prefeitura nos períodos da temporada. A prefeitura, de acordo com o Portal gastou, em média, 60mil com a estrutura da temporada, o que de fato, é um gasto baixo para despesas desta natureza.




Revitalização

A revitalização da orla da Praia e dos equipamentos tem dado um novo aspecto à Praia. Entre outros pontos que foram reformados está a revitalização da areia da Praia e dos equipamentos, como o parquinho infantil. Antes da temporada de férias,, houve a substituição da área velha e a retirada do lixo do local.





Variedades

A programação permitiu variar os encontros na Praia, a exemplo do 3º Moto Encontro e o evento “Se Mexe Minaçu” que aconteceu na última semana. A Praia também tem sido palco de shows variados, fora da temporada.




Projeto ousado

Dentro do projeto de restruturação da Praia também está reconstrução dos banheiros, do campo de futebol e a construção da Praça da Juventude, do Governo Federal, que será instalada no lugar onde hoje reside a quadra de tênis. Uma empresa especializada foi contratada pelo município para realizar o projeto arquitetônico, que já está concluído.


Estrutura da Praça

Cada unidade do projeto Praça da Juventude prevê a construção de quadra poliesportiva coberta, cuja infra-estrutura completa abrigará pistas de cooper, quadra de vôlei, área de exercícios e alongamento, pista de skate, teatro de arena,. salas de ginástica, quiosque de alimentação, bebedouros e paisagismo.


Guia de Turismo

Um Guia de Turismo está sendo confeccionado pela Secretaria de Turismo da cidade. Será um canal de informação ao turista, com roteiros, acessos, opções de restaurantes, hoteis, alugueis de equipamentos e locação de ranchos à beira do lago, entre outros serviços.


Desafios

Minaçu precisa avançar muito para chegar ao patamar ideal, ou pelo menos perto daquilo que representou um dia o turismo. Mas está no caminho certo. O importante é enxergar o turismo como uma cadeia, que passa por vários investimentos em infraestrutura, como o setor de restaurantes, hotéis, e a melhoria dos acessos, e isso Minaçu está muito a desejar.


Minaçu tem um potencial imenso na área do turismo. E, fortalecido, pode ser o caminho por onde a cidade pode percorrer para superar aa crise. O turismo em cidades do porte de Minacu tem representado geração de emprego e fonte de renda segura para a população.



Confira no roteiro abaixo, os principais pontos turísticos da cidade:



PRAIA DO SOL

A Praia do Sol é o cartão postal da cidade. É banhada pelo Lago de Cana Brava e é ponto de encontro dos minaçuences que cada vez mais tem utilizado o local para práticas de esporte, entretimento e lazer. Lá é possível comer um gostoso peixe assado e curtir a vista da praia em barradas rústicas.


LAGO DE SERRA DA MESA

A construção da Usina Hidrelétrica de Serra da Mesa, o maior reservatório em volume de água do Brasil, propiciou a criação de um belo atrativo. Além da importância socioeconômica, o lago formado pela usina se transformou criou possibilidades para a geração de negócios, a pesca e o turismo.


CACHOEIRAS

Minaçu reserva mais de 5 cachoeiras exuberantes ao longo de seu território. Algumas possuem acesso facilitado, outras, exigem mais paciência do turista;



CACHOEIRA DA FUMAÇA



CACHOEIRA DO JORGE



CORREDEIRAS DO LAGEADO



GRUTA DO ATAÍDE



CACHOEIRA DO BONITO




CORREDEIRA DO BOIADEIRO




CORREDEIRA DO DERVAL




CACHOEIRA DO MATULA



CORREDEIRA DO RASGA BUNDA



Créditos:

Foto de capa: Benevald Costa

Fotos/Roteiro: Junner Cesar Matos


Todos os direitos reservados - 2015-2019 Jornal O Norte de Goiás