• O Norte de Goiás

Amilson, Leréia e Maurides lançam pré-campanha a prefeito de Minaçu na internet

Atualizado: Ago 5



Diferente de todas as outras eleições das últimas décadas, o processo eleitoral 2020 será prioritariamente virtual. Com esse novo contexto eleitoral desenhado pela pandemia da Covid19, pré-candidatos precisam se utilizar, além da criatividade, de estratégias de alcance eleitoral na internet.

A corrida já começou no mundo virtual, uma vez que na lei eleitoral há poucos empecilhos na utilização dessa ferramenta para divulgar sobremaneira ideias na condição de pré-candidato. Dá para fazer “quase” tudo desde que se observe com cuidado para não incorrer em campanha extemporânea.

O Portal NG realizou uma análise das redes sociais dos principais pré-candidatos a prefeito de Minaçu.

Nos últimos dias, três pré-candidatos iniciaram suas maratonas na internet, centralizando o tema do processo eleitoral: Pastor Amilson, o ex-prefeito Maurides Rodrigues e o ex-deputado Carlos Alberto Leréia.


Redes Sociais de Amilson



Pastor Amilson, que deve concorrer ao cargo de prefeito pelo DEM, já começou sua jornada de contato pelas redes sociais. Ele possui nas redes perfis no Facebook e no Instagram, ambos, somam mais de 7 mil seguidores. Ponto positivo, as redes são atualizados com frequência e mantém uma agenda quase diária de publicações. O ponto negativo das redes de Amilson, é a ausência de alimentação da Página oficial do Facebook, com a qual será necessária para impulsionar publicações nos 45 dias de campanha, além de que, no perfil pessoal há um erro grave: a aceitação de publicações alheias ao conteúdo político. No geral, redes e a logamarca bem feitos e textos bem elaborados, marcam as redes do pré-candidato.

Redes Sociais de Maurides Rodrigues




Ex-prefeito de Minaçu, Maurides Rodrigues, deverá pleitear o cargo de prefeito, novamente, desta vez pelo Cidadania. Nas redes sociais, publicou um vídeo com o qual lança sua pré-candidatura oficialmente nas redes. No vídeo é possível observar uma logomarca. “A gente tem uma experiência de mandato, o que vai garantir essa segurança para o eleitor”, disse Maurides. Em seu perfil no Facebook, há 4.3mil seguidores; há também uma Página recém criada e um perfil no Instagram com 47 seguidores. Ponto negativo, assim como Seabra, a ausência de concentração de publicações na Página Oficial, o que pode dificultar engajamento durante o período de impulsionamento da campanha.

Redes Sociais de Leréia




Pré-candidato pelo PSDB, o ex-deputado Carlos Alberto Lereia tem sido mais presente nas redes. Faz vídeos mais espontâneos e usa as plataformas basicamente para apresentar algumas ideias que defende, ou para contestar, ou discordar de algum tema. “Já falaram que eu, ganhando, vou tirar os médicos. Vou é trazer mais médicos. O que eu vou retirar é a OS daqui e trazer mais médicos especialistas”, disse em último vídeo publicado. O ponto negativo das redes de Leréia, é o excesso de perfis idênticos que alimenta, o que acaba confundindo o internauta sobre qual rede seguir. Possui perfil no Instagram com 1.7mil seguidores, mas não alimenta desde 2014. No geral a presença de Lereia é mais forte no Facebook.

Redes Sociais de Zilmar Filho




Apesar de não ter feito vídeo, ou postado algo que tornasse sua pré-candidatura oficial pelo PSC, o atual prefeito Zilmar Filho também tem atuado nas redes, e concentra sua atuação através de publicação de conquistas da sua gestão. Possui 4.9 mil seguidores no Perfil pessoal, e a Página com 263 seguidores. No instagram, possui 1.3mil seguidores, e reproduz o mesmo conteúdo do perfil pessoal no Facebook. “Momento muito especial em nossas vidas! tenho que agradecer muito a Deus por nos dar oportunidade de iniciar hoje a pavimentação asfáltica de nossa cidade. Que Jesus abençoe a todos”, disse ele na última publicação.

Redes Sociais de Cabo Queiroz




Com mais história de atuação nas redes, o vereador e atual pré-candidato pelo PSL, cabo Queiroz tem feito mais vídeos. Em sua página do Facebook reúne políticos que endossam sua pré-candidatura, em Brasília e em Goiânia. Ele atualiza as redes prioritariamente com ideias para, caso prefeito, implementá-las. Possui uma perfil pessoal no Facebook e uma Página com 105 seguidores e perfil no Instagram com 310.

A pré-candidata Lúcia Barbosa não possui redes sociais.

Todos os direitos reservados - 2015-2019 Jornal O Norte de Goiás