• O Norte de Goiás

Banco de Sangue de Porangatu precisa de doadores com urgência






Desde o início da pandemia, a Hemorrede Pública de Goiás vem sentindo uma diminuição no número de doadores de sangue e na Unidade de Coleta de Transfusão (UCT) de Porangatu não foi diferente. Segundo o enfermeiro da unidade do Governo de Goiás, Maikon Douglas Martins a queda no estoque foi de 15%, ao mesmo tempo em que houve um aumento da demanda, principalmente em função do atendimento do Hospital de Campanha da cidade. 


"É muito importante que a população venha fazer a sua doação, porque, mesmo em tempos de pandemia, nós continuamos com uma demanda alta de sangue e hemocomponentes".  O enfermeiro destaca que o banco de sangue da cidade atende a demanda também das unidades públicas de saúde de outros 12 municípios: Campinorte, Formoso, São Miguel do Araguaia, Estrela do Norte, Mara Rosa, Minaçu, Mundo Novo, Mutunópolis, Santa Tereza de Goiás, Montividiu do Norte, Novo Planalto e Trombas.


Maikon reforça que, desde o mês de maio, a UCT de Porangatu passou a oferecer o serviço de agendamento das doações de sangue pela internet, no endereço agenda.hemocentro.org.br e pelo telefone (62) 3307-3843. "O agendamento é uma medida para evitar aglomerações, como ação de segurança para o doador diante da pandemia Covid-19", destaca.


Doação segura A Hemorrede Pública de Goiás adotou todos os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS) e a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) para segurança dos doadores em suas unidades.


"Não existe evidência de transmissão de coronavírus por transfusão de sangue, no entanto, o MS orienta para que pessoas que tiveram contato com pacientes infectados ou com suspeita de Covid-19 fiquem impedidas de doar sangue pelo prazo de 14 dias. Para quem foi considerado caso suspeito ou confirmado, o prazo é de 30 dias após a remissão dos sintomas", esclarece, a diretora-geral da Hemorrede, Denyse Goulart. 


Ela informa ainda que todas as unidades dispõem de rotinas rigorosas de limpeza e desinfecção dos ambientes, uso de insumos descartáveis, além de treinamentos específicos de todos os servidores.


Quem pode doar?

Os requisitos básicos para passar pela entrevista pré-doação de sangue são: estar saudável, ter peso acima de 50 kg, apresentar documento com foto válido em todo o território nacional e idade entre 16 e 60 anos – antes de completar 18 anos, é necessária uma autorização dos pais ou responsáveis.


A orientação é que doadores acima de 60 anos fiquem em casa, visto que são pessoas do grupo de risco do novo coronavírus. Quem tomou a vacina da febre amarela deve aguardar 30 dias para fazer uma doação. Já para vacina contra gripe, o prazo é de 48 horas.

A UCT de Porangatu fica na Rua 4, esquina com a Rua 7, lote 13, s/nº, Bairro Planalto, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas.

Todos os direitos reservados - 2015-2019 Jornal O Norte de Goiás