• O Norte de Goiás

Minaçu é a única cidade de Goiás que tem vereadores a mais que a proporção de habitantes


Nova sede da Câmara de Vereadores

Minaçu é única cidade do Estado que tem vereadores a mais, considerando o tamanho de sua população. O levantamento é realizado pelo jornal O Popular. O município tem 28.793 habitantes, segundo estimativa do IBGE para este ano, e possui 13 parlamentares no legislativo municipal. O necessário seria 11. O jornal O Norte de Goiás já havia abordado o tema, que foi repercutido pelo O Popular, nesta sexta-feira, 04.


De acordo com a constituição federal, cidades entre 15 mil e 30 mil habitantes devem ter 11 vereadores. A cidade tinha, porém, população superior a 30 mil. Em 2017, de acordo com dados do IBGE, o município contava com 30.696 habitantes, número que foi caindo: 29.353, em 2018; e 29.070, em 2019.A redução do número de pessoas na cidade a partir de 2017 tem explicação em parte no fechamento da Sama.


“Com essa situação, pequenas empresas que prestavam serviços para a Sama também foram afetadas. Então, tudo indica que isso afetou o número de habitantes”, disse ao O Popular, a segunda secretária da Câmara de Minaçu, vereadora Ivonete Duarte (PSC).


Questionada se existe a intenção de diminuir o número de vereadores, ela diz: “Até agora, não entrou nada. Não sei para a próxima gestão. Mas temos ciência de que seriam 11 cadeiras e não 13”. Confira a matéria de O Popular aqui.



Economia

Considerando apenas o salário a economia seria de pelo menos R$850.000,00 por mandato para os cofres do município. Mais de R$1.5 milhão se considerado as despesas pessoais e a verba destinada ao pagamento de servidores. Saiba mais sobre o assunto, clique aqui!











(Com informações de O Popular. Imagem: Foto Iris)



Todos os direitos reservados - 2015-2019 Jornal O Norte de Goiás