• serra verde

Primeira-dama, Gracinha Caiado, desembarca em Minaçu nesta quinta-feira



A primeira-dama de Goiás, Gracinha Caiado, desembarca em Minaçu nesta quinta-feira, 30, para realizar uma série de ações, entre elas, a doação de alevinos e tanques para pequenos produtores da cidade. A recepção da comitiva será liderada pelo prefeito, Zilmar Filho, e autoridades locais.


Ao lado da primeira-dama virá o secretário de Agricultura Pecuária e Abastecimento (Seapa), Antônio Carlos Lima Neto, e o presidente da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), Pedro Rezende, além de outras autoridades do Estado.


O Gabinete de Políticas Sociais, ao qual a primeira-dama lidera, fará a doação de 32 tanques e 15 mil alevinos para pequenos produtores de tilápia em evento no próximo dia 30 de janeiro, na Associação de Aquicultores do Parque Aquícola Conquista (AAQUIPAC) de Minaçu, na região Norte do Estado. Conforme antecipado por pelo Portal NG.


Os tanques e os peixes serão entregues a 11 famílias associadas com o objetivo de incentivar a atividade dos pequenos produtores. É determinação do governador Ronaldo Caiado que seja destinada atenção especial a Minaçu para fomento da economia e geração de renda no município, seriamente afetado pela proibição da exploração do amianto pelo Supremo Tribunal Federal (STF).




“Os pequenos produtores rurais têm o potencial de alavancar toda a economia de uma cidade. Com o incremento na produção de tilápias e o devido acompanhamento da cadeia produtiva, é mais alimento que chega aos mercados locais. O papel do Governo é garantir apoio àqueles que precisam”, explica a primeira-dama. A ação é da Seapa com mediação do GPS e em parceria com a Emater, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás) e a Universidade Federal de Goiás (UFG).


O secretário Antônio Carlos Lima Neto ressalta a importância das parcerias para a realização da doação. “A união de esforços é o que possibilitou essa ação, que será tão importante para essas famílias e, consequentemente, ajudará toda a cidade. O importante para nós é que os pequenos produtores tenham condições de trabalhar e, para que essa ajuda chegue até a ponta, a ação de cada órgão e entidade é essencial”, acrescenta.


Além da entrega dos tanques e dos alevinos, os produtores terão acesso a cursos de capacitação oferecidos pela Emater para melhor aproveitarem os recursos doados, bem como acompanhamento técnico do Senar Goiás pelo período de 2 anos, otimizando todo o processo da cadeia produtiva. Os tanques são doações da UFG e os peixes foram doados pela Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural do Distrito Federal (Seagri-DF).


Goiás Empreendedor


No dia do evento de entrega das doações, a Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços (SIC) levará ainda um estande do programa “Goiás Empreendedor” a Minaçu com dois agentes para orientar os produtores a como ter acesso a linhas de crédito junto ao governo.

“Não basta apenas entregar as doações. A capacitação e o acompanhamento técnico são fundamentais para que a ação tenha efeito duradouro e realmente faça a diferença na vida dessas famílias. Neste sentido, a oportunidade de obter uma linha de crédito também é uma possibilidade a mais para o negócio dos pequenos produtores”, conclui Pedro Rezende, presidente da Emater.


Home Base

Ainda em Minaçu, a primeira-dama participa da inauguração da "Home Base" da Serra Verde. Confira o detalhes, clicando aqui!

Todos os direitos reservados - 2015-2019 Jornal O Norte de Goiás