• serra verde

Renovação na Câmara: Confiram os nomes que podem surpreender em 2020



Dos 13 vereadores que ocupavam o mandato em 2016, apenas 5 conseguiram se reeleger. Em 2020, essa tendência tende a se repetir mais forte dada a sensação de inconformidade que a população tem nutrido com a atual politica. Neste ano, a disputa terá uma novidade: O fim das coligações para as eleições proporcionais, ou seja, cada vereador será eleito por meio da soma dos votos que realmente obteve na urna.





É aí que surgem nomes que antes não tinham condições de disputar, e que hoje, se sentem encorajados em enfrentar as eleições.


Ouvindo lideranças dos partidos e leitores do Portal, o jornal O Norte de Goiás elencou mais de 10 pré-candidatos “sangue novo” na política, que podem surpreender e talvez resgatar a relação de confiança da população com a Câmara de Vereadores.


O Portal NG entrou em contato com todos os potenciais pré-candidatos e fez a mesma pergunta a cada um eles: O que eles pensam para Minaçu?


Eugênio Romão

Entre os principais nomes citados está Eugênio Romão, secretário de Turismo do prefeito Zilmar Filho. Eugênio tem se destacado pela qualidade da organização dos projetos ligados ao turismo e pela produtividade da Secretaria que coordena. O potencial político de Eugênio é quase unânime, tanto pela situação, quanto pela oposição ao governo. É formado em Administração pela PUC de Goiás.


Se eleito, Eugênio pretende lançar um site na internet, onde realizará enquetes para que a população opine sobre a sua posição nos principais projetos da Casa. Eugênio pensa para Minaçu uma cidade independente, capaz de gerar emprego e renda, com o potencial turístico que abraça.


“Não me faltará coragem, força e organização para fazer um mandato popular. Um mandato que ouve a população antes de tudo. Não há ninguém melhor que as pessoas para orientar as decisões da Casa. E essa opinião será levada a serio toda vez que minha voz for ouvida nos microfones da Câmara”.


Matheus Barros

Formado em Direito, Matheus Barros desponta como pré-candidato em Minaçu. Atualmente está no DC (antigo PSDC), mas ainda estuda mudar de partido antes do pleito. Minaçuense, ele é consultor da UniEVANGÉLICA e já está em pré-campanha pelas redes sociais.


Matheus diz que pretende reunir suas propostas para Minaçu em 10 eixos que serão apresentados a partir do registro de sua candidatura. “Assim como centenas outros jovens, tive que sair de Minaçu para galgar uma formação e uma carreira melhor lá fora. A cidade não dá oportunidade para os jovens”, questiona.


Ele defende para Minaçu uma cidade pujante capaz de garantir um futuro para essa nova geração. 'Onde quer que eu esteja, meu lar sempre será Minaçu. Defendo para minha terra natal e querida, um futuro melhor para todos, para meus conterrâneos e irmãos em Cristo”.


Gervasio Gonzaga


Bastante conhecido na cidade, Gervasio Gonzaga também irá colocar seu nome à disputa. Em Minaçu, trabalha no setor de comércio e serviços automotivos e também é operador de crédito. Tem formação em Técnico em Eletrônica e Técnico em Suporte e Manutenção de Informática pelo SENAI e, no momento, está sem partido.


Para Gervasio, “Minaçu vive momentos de crise política e econômica e o povo anseia por renovação e novos representantes na política municipal”. Defende para Minaçu transparência nos atos do Legislativo e do Executivo, maior incentivo ao turismo, apoio ao produtor rural e à classe empresarial. “É preciso fomentar o comércio local”, diz.


Geane Farias


Geane Farias, esposa do Tenente Farias, é pré-candidata convicta. Para seu mandato, pretende defender uma causa diferente: a proteção aos animais. Ela já trabalha no ramo de Pets e pretende utilizar sua experiência para construir projetos na área. Hoje, Geane está filiada ao PSL, mas também estuda mudar de partido até abril deste ano.


“Lutar pelo bem estar animal. Esse é o motivo pelo qual me motivou entrar na politica”. Outra bandeira defendida por Geane é a valorização da mulher. Para ela, é preciso “levar a força da mulher para a administração da cidade”, diz a pré-candidata que já pensou até slogan da campanha: “Por Mim, Por Você, Por Eles 🐾”


Márcio Gordo


Primeiro suplente de vereador, Marcio Gordo volta à disputa para uma das cadeiras da Câmara de Minaçu. Ele já trabalhou com diversos políticos como assessor parlamentar, como ex-deputado Evandro Magal, hoje prefeito de Caldas Novas e o ex-deputado Marquinho do Prive. Hoje Márcio Gordo assessora o deputado Lucas Calil.


Hoje ele está no PSDB, mas espera uma decisão futura para mudar de partido. Ele pretende se valer do trânsito que tem entre os políticos para trazer investimentos à cidade. “Minaçu voltará aos trilhos do progresso e do desenvolvimento, mas isso passa pela voz do povo, que será ouvido, respeitado e sua opinião colocada em prática. Somente com essa interação poderemos levar o nosso município ao lugar de destaque em que sempre esteve", diz.


Milca Negrão

Ligada à educação de Minaçu, Milca Negrão também integra a ala de mulheres que irão buscar uma vaga na Câmara. Milca atualmente está no PSL. É Pedagoga especializada em Educação Infantil e trabalha há 26 anos na cidade de Minaçu. Tem bastante atuação em projetos e eventos culturais na cidade.


“Defendo o Trabalho arrojado em uma Educação consistente que seja base para população”, diz.


Thiago Macedo (Dr. Thiaguinho)


Thiago Macedo Gomes Borges também é um dos nomes que busca apoio da população para chegar à Câmara de Vereadores. Atualmente sem partido, pretende se filiar a uma sigla antes de concorrer ao pleito.


“Eu ainda não decidi o partido, estou rogando a Deus sabedoria para escolher”. Para Minaçu, quer uma cidade capaz de se reinventar e de resgatar o compromisso com as pessoas. “É tempo e hora de renovar”, disse.


Leandro do Filó


A zona rural e o distrito do Filó pode se vê representada por um jovem com sangue no olho. É Leandro, conhecido como Leandro do Filó. Ele é filiado ao PSDB e pretende devolver à comunidade do distrito a representatividade na Câmara através de ideias novas no parlamento. Empresário, tem formação em gestão pública.


Para Minaçu, pensa na valorização do produtor rural como agente de transformação da economia familiar. “Quero uma Minaçu melhor onde as pessoas terão liberdade de direito, onde cada produtor rural possa ter incentivos e um bom suporte. É ano de mudança pra um Minaçu melhor. Vamos fazer de nossa cidade uma cidade produtiva cheio de ideias novas”, diz.


Arlete Oliveira

Também integra a ala das mulheres, Arlete Oliveira, pré-candidata a vereadora em Minaçu. Arlete tem um trabalho voltado as causas sociais na cidade e pretende fazer dessa experiência uma bandeira de trabalho. “Fico feliz pois será a forma que terei para continuar ajudando as pessoas necessitadas de Minaçu”


Arlete ainda está definindo seu partido, mas já pensa nos projetos que pretende liderar, caso seja eleita, principalmente, na área da saúde e da assistência social. “Quero defender a dignidade dos que sofrem.S e dependesse de mim não haveria tanto sofrimento”


Outros pré-candidatos

Outros nomes foram citados, mais de uma vez, por leitores e lideranças do Portal, como Juber Cezar, Sargento Junior e Carequinha, mas até a conclusão do texto não responderam as perguntas , ou não foram encontrados. Também entra no hall de pré-candidatos, Cida Vereadora.










Opinião do Leitor

Se você acredita que a lista carece de mais nomes, deixe seu comentário no Post:






Todos os direitos reservados - 2015-2019 Jornal O Norte de Goiás